Os elevadores além de valorizar o imóvel, garante conforto e praticidade para quem circula pelo condomínio, seja residencial ou empresarial. Apesar de seus benefícios, manter um elevador funcionando com segurança exige muita atenção e responsabilidade. Pensando na segurança e na conservação dos elevadores segue algumas dicas básicas para os cuidados de uso dos elevadores.

Limpeza

Ao efetuar a limpeza dos painéis não devemos utilizar materiais abrasivos como palha de aço, sapólio e etc. Não utilizar água para a limpeza das portas e cabines, sempre utilizar flanela macia e ou estopa, umedecida com produto não abrasivo, adequado para o tipo de acabamento da cabine. Evitar álcool sobre as partes plásticas para não causar descoloração.

Segurança

Apertar o botão apenas uma vez. Observar o piso do pavimento e o piso do elevador, o mesmo deve estar sempre no mesmo nível. Não ultrapassar o número máximo de passageiros permitidos e ou a carga máxima permitida, que estão indicados em uma placa no interior da cabine. Não permitir que crianças brinquem ou trafeguem sozinhas nos elevadores. Jamais utilizar os elevadores em caso de incêndio. Em caso de falta de energia ou parada repentina do elevador, solicitar auxilio externo através do interfone ou alarme, sem tentar sair sozinho do elevador.

Jamais tentar retirar passageiros da cabine quando o elevador parar entre pavimentos, pois há grandes riscos de ocorrerem sérios acidentes. Neste caso chamar sempre a empresa de manutenção ou o Corpo de Bombeiros. Nunca entrar no elevador com a luz apagada. Não retirar a comunicação visual de segurança fixada nos batentes dos elevadores. Não pular ou fazer movimentos bruscos dentro da cabine. Colocar acolchoado de proteção na cabine para o transporte de cargas volumosas especialmente mudanças. Não chamar dois ou mais elevadores ao mesmo tempo, evitando o consumo desnecessário de energia. Em Caso de existência de ruídos e vibrações anormais comunicar o zelador e ou sindico de seu condomínio. Não utilizar indevidamente o alarme e o interfone, pois são equipamentos de segurança. Não deixar escorrer água para dentro do poço do elevador.