Sabemos que a qualidade da água que recebemos em nossas casas hoje em dia não é muito boa, com isso a colocação de filtro central de água em condomínios é indispensável para se obter água potável e saudável para utilização.

Eliminando as impurezas que contém na água que recebemos, o filtro central duplica a vida útil de tubulações, chuveiros, aquecedores, bombas d’água, caldeiras, torres de refrigeração e etc. O filtro central, conhecido também como filtro de entrada, deve ser instalado na entrada da rede de abastecimento de água e com isso evita que toda sujeira como ferrugem, sedimentos, barro, areia e outras partículas solidas ou contaminantes entrem nas caixas d’água ou reservatórios e passem por toda a tubulação e equipamentos que utilizam água.

Imagem: Pexels

O filtro de água central é fabricado em aço inox, o que possibilita a sua instalação na parte externa, sendo um bem extremamente durável. O seu interior é composto por elementos filtrantes: camadas de quartzo cristalino, com granulometrias diferentes que removem as partículas sólidas presentes na água. Vem instalado com um sistema de retro lavagem que em média é feita uma vez por semana, mantendo o elemento filtrante sempre limpo. Essa retro lavagem é simples e pode ser feita pelo zelador ou pela equipe de manutenção do condomínio, é muito simples e na instalação as empresas especializadas em filtros ensinam como fazer esse serviço.

A manutenção do equipamento deve ser feita uma vez ao ano, para a remoção dos elementos filtrantes saturados e a colocação de novos, mantendo a eficiência de filtragem. Não é um custo muito elevado, porém recomendamos que leve para uma assembleia, para aprovação da instalação do filtro central de água.

Outro benefício que se deve levar em conta é o custo de limpeza de caixas d’água. Com a instalação do filtro central, a limpeza das caixas é reduzida, mantendo somente as limpezas obrigatórias no ano. Garantir a qualidade da água, preservando a saúde e o bem-estar dos condôminos é uma obrigação do síndico, além de garantir a valorização do patrimônio de todos. O filtro de água central é um investimento que vale a pena.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *