Atualmente, sem sombra de dúvidas, os jardins e o paisagismo de um condomínio são áreas importantíssimas para o convívio dos condôminos, sem contar que valoriza muito o patrimônio.

Através do paisagismo conseguimos criar ambientes bonitos e agradáveis que impactam a todos. A criação dos espaços de convivência, aproveitando com eficiência as áreas de uso comum nos condomínios, traz muita harmonia e qualidade de vida aos condôminos.

Uma área comum bem cuidada e com um visual rico em vegetação proporciona qualidade de vida aos condôminos e valoriza seu patrimônio. (Imagem: Reprodução)

Contratação de profissionais

É importante ressaltar que a contratação de profissionais para a criação e a manutenção dos jardins em condomínio é fundamental, visto que existe uma diferença entre os jardins residências e os de condomínio.

No caso do jardim residencial, os trabalhos são executados sobre terreno natural, já em condomínios, principalmente os verticais, o projeto é todo desenvolvido sobre laje. Nesse caso entra os cuidados especiais que devem ser observados como a impermeabilização das lajes, que deve ser feita com manta asfáltica e por uma empresa especializada.

Escolha das espécies

Outro fator importante é a escolha das espécies para a composição do jardim. Nesse caso, devemos levar em consideração se os espaços são pequenos para que as raízes das plantas não afetem a impermeabilização e por fim, a insolação que é fundamental pra o desenvolvimento das espécies. Estes trabalhos mais uma vez devem ser feitos por especialistas no ramo.

Além da manutenção rotineira dos jardins como regas, adubação periódica e de vez em quando a reposição de alguma vegetação, o síndico deve providenciar uma análise do solo, o ideal é a cada cinco anos, para que os nutrientes e o pH sejam mantidos em equilíbrio para o bom desenvolvimento das espécies plantadas no local.

Um bom projeto deve combinar cores e volumes com o plantio de gramínea, árvores, flores e trepadeiras, cada um de acordo com cada ambiente, porém a beleza dos jardins deve estar nessa mistura sem poluir o visual.

Procure por profissionais para o desenvolvimento de um projeto paisagístico e profissionais para a manutenção do seu jardim. Uma área comum bem cuidada e com um visual rico em vegetação proporciona qualidade de vida aos condôminos e valoriza seu patrimônio.

 

Gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos nas redes sociais ou deixe os seus comentários abaixo.