É normal que os elevadores sofram paradas súbitas quer seja por questões elétricas, mecânicas ou até mesmo pela falta de manutenção.

Se eventualmente alguém ficar preso no elevador, primeiramente é preciso manter a calma, acionar o botão de alarme ou interfone e falar com a portaria. O funcionário imediatamente lhe prestará socorro chamando a empresa responsável pela manutenção e conservação do elevador.

Muitos elevadores têm luz de emergência que funcionam durante algumas horas sem energia elétrica e interfones de comunicação com a portaria. Os elevadores também possuem ventilação necessária para a respiração. Nunca force as portas e se o elevador parar entre andares e a porta abrir não saia, pois o mesmo pode voltar a funcionar no momento em que você esteja saindo. Aguarde até que a situação estabilize.

Imagem: Shutterstock

O resgate de pessoas presas no elevador deve ser feito somente por profissionais habilitados como as empresas de manutenção de elevadores e o Corpo de Bombeiros. Recomendamos que os síndicos, funcionários do condomínio e os condôminos jamais tentem resgatar alguém que esteja presa no elevador. O resgate por pessoas não habilitadas traz risco à vida tanto para o passageiro quanto ao resgatante.

Não permitam que os condôminos joguem lixo no poço do elevador. Esse lixo prejudica as peças que estão na caixa do equipamento, causando danos e mau funcionamento do sistema. Em caso de incêndio, não se deve utilizar os elevadores, o abandono do edifício deve ser feito pelas escadas.

Sempre que ocorrer a parada de um elevador e houver alguém preso, após ser realizado os trabalhos de resgate, o elevador deve permanecer interditado e com as portas travadas nos andares para evitar que outras pessoas possam se acidentar. O equipamento só deve voltar a funcionar após a liberação da assistência técnica. Recomendamos que contratem empresas credenciadas para a manutenção dos elevadores.

Lembramos que o síndico poderá ser responsabilizado pelas consequências da má conservação. Evite acidentes, mantenha a manutenção em dia e em caso de resgate acione a empresa de manutenção dos elevadores ou Corpo de Bombeiros.

Conheça nossos serviços

Com mais de 15 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.