Individualização de água em condomínio
Com a crise financeira batendo à nossa porta, a ordem é cortar gastos onde for possível. E a situação não é diferente quando o assunto é condomínio. Aliás, muitos edifícios – tanto residenciais como comerciais – estão sofrendo com a inadimplência dos moradores.
Hoje, iremos tratar de um assunto que, com certeza, irá ajudar o condômino a minimizar suas despesas: individualização de água. A maioria dos edifícios não dispõem destes serviços e acabam onerando mais uma família do que outra por oferecer somente cobrança coletiva. Com a individualização, o morador irá pagar exatamente o que consumir.
A individualização acontece da seguinte forma: o síndico, com aprovação em assembleia, contrata uma empresa que será responsável pela instalação dos hidrômetros e pelo acompanhamento, via sistema de rádio frequência ou cabeamento, dos m³ gastos em cada apartamento. Quando a concessionária envia a conta de água total do condomínio, a empresa calcula o valor gasto em cada unidade e repassa para o síndico, que inseri o valor no boleto de cobrança condominial. Caso um morador deixe de pagar a fatura, o condomínio se torna responsável pela dívida.
Para evitar “buracos” na saúde financeira do edifício, o ideal é que o síndico apresente, durante a assembleia de aprovação de orçamentos, uma previsão orçamentária que presume o número de inadimplentes e possíveis reajustes nas contas de consumo. Como opção existe o projeto Proacqua da Sabesp, onde é feita a individualização da água por uma das empresas homologadas pela Sabesp e a conta para o condômino sai direto da Sabesp. Neste Caso não havendo o pagamento a Sabesp é cortado o fornecimento do condômino.
Fica aqui um alerta. Antes de tudo, em prédios mais antigos, é preciso avaliar a estrutura do condomínio para verificar sua capacidade de instalação. A implementação não é tão simples, exige disposição e muita paciência, porque o processo pode durar meses.