Uma das maiores preocupações dos condôminos hoje em dia é com a fraude em condomínios. Agora muitos condôminos se preocupam com o trabalho do síndico e ficam em cima com medo que o mesmo cometa algum deslize ou fraude. No entanto, não é somente o síndico que pode cometer uma irregularidade, outras pessoas que trabalham direta ou indiretamente para o condomínio podem cometer ou praticar o ato de fraude, como por exemplo: funcionários, zelador, gerente predial, administradora, membros do conselho ou grupo de comissões do condomínio.

O síndico responde civil e criminalmente por todos os atos realizados em sua gestão. (Imagem: Pixabay)

Recomendamos sempre que, ao contratar um serviço ou compra de algum produto, fazer 3 orçamentos, pois administradoras, zeladores e gerentes prediais procuram indicar fornecedores que chamamos de “fornecedores cativos”, que por “baixo dos panos” destinam de 5 a 10% do valor do contrato ou produto oferecido ao condomínio, outras pedem ao fornecedor para emitir uma nota fiscal com valor acima do valor real e fica com a diferença.

Evitando a fraude

Acompanhar mensalmente as contas é muito importante, principalmente o fundo de reserva. Este é usado somente em momentos de emergência, e neste caso aconselhamos o acompanhamento do saldo e da movimentação do fundo, pois se não existir um acompanhamento pode ocorrer o desvio de dinheiro e o mesmo não é percebido. Todas as contas a pagar devem ser especificadas e com notas fiscais ou recibos para que não haja dúvidas ou desvio de dinheiro.

As contribuições trabalhistas dos funcionários devem ser verificadas mensalmente pois é comum algumas administradoras deixar de pagar essas contribuições. Houve até alguns relatos de falsificação de autenticação bancária nas guias de recolhimento. Para evitar tudo isso e manter uma gestão transparente, aconselhamos que se faça uma auditoria mensal nas contas e um acompanhamento semanal na conta corrente do condomínio, verificando minuciosamente o extrato bancário. Aconselhamos também a contratação de uma auditoria externa que pode ser feita mensal, trimestral, semestral ou anual.

O síndico responde civil e criminalmente por todos os atos realizados em sua gestão e portanto deve ficar atento ao trabalho realizado por sua equipe e pela administradora, assim como os condôminos devem estar atentos ao trabalho do síndico.

Conheça nossos serviços

Com mais de 15 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.

1 responder
  1. Esmeralda
    Esmeralda says:

    Eu moro em um condomínio com 430 unidades.
    Então, eu sempre me preocupo se de alguma forma não acaba ocorrendo alguma fraude.
    Mas, votamos para ter pelo menos 4 conselheiros e pessoas tratando da finanças, então acho que é um pouco mais confiável. E esse conselho sempre está renovando.

Os comentários estão fechados.