Nos próximos artigos vamos abordar um item que, além de valorizar o imóvel, garante conforto e praticidade para quem circula pelo condomínio, seja residencial ou empresarial: o elevador. Apesar de seus benefícios, manter um elevador funcionando com segurança exige muita atenção e responsabilidade.

Apesar de seus benefícios, manter um elevador funcionando com segurança exige muita atenção e responsabilidade. (Imagem: reprodução)

Talvez muitos não saibam, mas todo elevador necessita de uma manutenção mensal que é fiscalizada pelo CONTRU (Departamento de Controle de Uso de Imóveis). Independente do equipamento ser novo ou usado, todo condomínio é obrigado a contratar uma empresa que realize manutenções preventivas, reparos emergenciais e resgate de passageiros. Estes serviços podem ser realizados por uma equipe da própria fabricante, porém há edifícios que optem por contratar terceiros.

Mas é preciso muito cuidado. Antes da contratação, verifique se a empresa e os engenheiros responsáveis pelas manutenções possuem registro regular no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e na prefeitura do município. Verifique o histórico da empresa com outros clientes e se ela disponibiliza uma equipe para atendimento 24 horas.

Basicamente, existem dois contratos de manutenção: com ou sem cobertura de peças. Com cobertura de peças a ação é realizada imediatamente após a constatação do problema. Já na manutenção preventiva simples, caso haja necessidade de trocar alguma peça, esta deve ser paga à parte. O importante e imprescindível é a contratação de uma empresa idônea para a realização destes serviços. A manutenção é uma segurança para os usuários.

Ao assinar o contrato, fique atento. O mesmo precisa ser registrado pelo Conselho Regional e conter clausulas que citem que a empresa assume toda responsabilidade por qualquer imprevisto que aconteça com o equipamento – com exceção de acidentes causados por mau uso – e que visem uma revisão preventiva mensal e uma vistoria anual completa. Parte 2 na próxima semana.

Gostou desse artigo? Deixe os seus comentários ou compartilhe com seus amigos.

Conheça a Inovathi Gestão de Condomínios

Com mais de 14 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.