Na semana passada abordamos sobre os cuidados na contratação de uma empresa de serviços de manutenção de elevadores. É importante que a empresa, os engenheiros responsáveis e o contrato sejam registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e que tenha uma equipe 24 horas disponível para atendimento.

Quando solicitados, é ideal que a equipe de manutenção esteja devidamente identificada com crachá e uniforme da empresa. Quando o elevador estiver em manutenção, as chaves de energia elétrica precisam ser desligadas e o local devidamente sinalizado.

Manutenção preventiva dos elevadores deve ser respeitada. (Imagem: Reprodução)

O acesso à casa de máquinas é restrito: somente a equipe técnica de manutenção e o síndico podem adentrar no local. Por isso, muita atenção. O síndico necessita manter a chave guardada em segurança e verificar periodicamente se a porta está trancada e sem arrombamentos. A casa de máquinas não pode ser utilizada como almoxarifado ou para guardar entulhos e é de responsabilidade da equipe de manutenção deixar a casa de máquinas limpa. Qualquer serviço realizado pelo técnico em elevador – manutenção preventiva mensal ou chamado de emergência – necessita de uma ordem de serviço, que deverá ser entregue ao síndico ao final do procedimento.

A manutenção mensal é lei e de extrema importância. Mas os moradores necessitam colaborar para o bom desempenho do equipamento. Para evitar danos e conservar as cabines, é importante que instale uma proteção acolchoada para o transporte de materiais pesados, entulhos e mudanças; não comer dentro do elevador; não jogar lixo ou deixar cair objetos no poço ou nas soleiras da cabina; não colocar as mãos nos espelhos e utilizar um porta guarda-chuvas em dias chuvosos para não molhar o equipamento. Na próxima semana vamos abordar sobre a modernização de elevadores e economia de energia, acompanhem.

Gostou desse artigo? Deixe os seus comentários ou compartilhe com seus amigos.

Conheça a Inovathi Gestão de Condomínios

Com mais de 14 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.