Nas últimas semanas abordamos manutenção, conservação, modernização e economia de energia de elevadores. Hoje vamos falar sobre um assunto que gera receio em muitos: a segurança destes equipamentos.

O síndico é responsável civil e criminalmente por tudo o que acontece no condomínio. Por isso, caso aconteça algum acidente em elevadores e se for comprovado negligência do síndico – durante a efetivação do contrato com a empresa de manutenções ou mau uso do equipamento por falta de avisos aos moradores – este poderá ser responsabilizado.

O elevador é um equipamento inteligente e basta um toque que ele receberá a mensagem. (Imagem: reprodução)

A lei estadual 9.502/97 e a Lei municipal 12.751/9 obrigam todos os condomínios de São Paulo a orientar os moradores e funcionários quanto ao uso dos elevadores. Entre as recomendações, estão: verificar, antes de entrar, se o equipamento se encontra parado no andar solicitado; não ultrapassar o limite indicado de passageiros ou a quantidade de carga transportada e não bloquear o fechamento da porta. Com as crianças a atenção deve ser redobrada. Elas nunca devem viajar sozinhas, ou seja, sempre acompanhadas de um adulto.

Para conservar o equipamento, são necessárias medidas preventivas. Muitas pessoas tem a mania de apertar o botão várias vezes. O elevador é um equipamento inteligente e basta um toque que ele receberá a mensagem. Outro fato importante. Se o usuário for subir, aperte a seta de subida. Não é necessário apertar as setas de subir e descer. Aperte somente o botão de seu destino. Este ato reduz o consumo de energia e o desgaste do elevador.

Caso o elevador pare, acione o alarme e aguarde a chegada do socorro. Não tente forçar a porta. Caso contrário, o equipamento pode ser danificado e ainda colocar em risco a segurança do usuário. Se o elevador parar entre um andar e outro, não saia. Aguarde a chegada do Corpo de Bombeiros ou do técnico de manutenção. Lembrando que em caso de incêndios, nunca utilize o elevador.

Conheça a Inovathi Gestão de Condomínios

Com mais de 14 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.