Economia em condomínios é um grande desafio para os síndicos. Não é uma tarefa fácil, é hora de economizar. E já que estamos falando em economia, podemos economizar e ajudar a preservar o meio ambiente também.

Nos condomínios, pequenas atitudes e utilizando os recursos com inteligência, podemos ter um impacto positivo nas contas, além de gerar um ganho ambiental mesmo que a longo prazo.

Foto: Pixabay

Dicas para economizar

O elevador é um equipamento com um custo elevado de consumo de energia elétrica, a luz interna dele, geralmente fluorescente, permanece acessa 24 horas por dia e nesse caso podemos substituir essas lâmpadas por LED, diminuindo significativamente o consumo de energia elétrica. As Lâmpadas LED podem representar uma economia enorme para os condomínios de até 60% da conta de luz das áreas comuns. O problema inicial é que o custo das lâmpadas de LED pode chegar até 3 vezes ao das lâmpadas comuns. Nesse caso sugerimos que as trocas sejam feitas aos poucos para não impactar com custo alto na aquisição de lâmpadas.

Nas garagens, sugerimos a colocação de sensor de presença e lâmpadas de LED. A utilização de arejadores nas torneiras gera uma economia de até 40% de água. Esses arejadores não são caros e o retorno ao condomínio é de imediato. Além dos arejadores, a utilização de válvulas de duas fases para descarga em sanitários ajuda a economizar água. Para uma boa economia, nada melhor que as campanhas de conscientização do uso de água e energia elétrica com os funcionários e condôminos.

É fundamental realizar a inspeção predial para manter a conta de água sob controle e evitar o desperdício do insumo. O trabalho do zelador em controlar o relógio de água diariamente é muito importante, pois se houver um aumento repentino no consumo de água é fácil de identificar e tomando ação de imediato, o condomínio evita que a surpresa chegue com a conta de água.

Também é importante, uma ou duas vezes ao ano, fazer uma inspeção nas unidades autônomas do condomínio, com o objetivo de detectar possíveis vazamentos nos vasos sanitários, descarga ou torneiras pingando. Vale lembrar que essas inspeções pode contribuir para uma redução na conta de água das unidades de até 30%.

Conheça nossos serviços

Com mais de 15 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.