Instalações hidráulicas: manutenção preventiva

As bombas (tanto de água limpa, quanto de águas servidas) devem funcionar em rodizio, ou seja, alternar cada 15 dias a chave no painel elétrico fazendo com que haja alternância no funcionamento das bombas. A bomba de incêndio deve ser ligada pelo menos a cada 60 dias.

Os registros dos subsolos e cobertura (barrilete), devem ser completamente abertos e fechados a cada seis meses para evitar eventuais surpresas em caso de necessidade. Deverá ser efetuada limpeza dos reservatórios por empresa especializada, no mínimo a cada seis meses, ou quando ocorrerem indícios de contaminação ou problema no fornecimento de agua potável da rede pública.

Imagem: Kurhan/Getty Images

No caso da limpeza dos reservatórios superiores, isolar as tubulações da válvula redutora. As tubulações que não são constantemente usadas (ladrão) devem ser acionadas a cada seis meses de forma a evitar entupimentos, devido as incrustações, sujeiras, etc. Já as caixas de esgoto e águas pluviais devem ser limpas a cada 90 dias (ou quando for detectada alguma obstrução) e também deve ser feita a eventual manutenção de seu revestimento impermeável. Limpar os filtros e efetuar revisão nas válvulas redutoras de pressão conforme orientações do fabricante. Além disso, efetuar manutenção preventiva nas bombas de recalque a cada 6 meses.

Também é importante verificar a cada 6 meses os ralos e sifões das louças, tanques, lavatórios e pias. E mensalmente ou semanalmente em épocas de chuvas intensas os ralos e grelhas das águas pluviais e as calhas. Verificar anualmente as tubulações de captação de água do jardim para detectar a presença de raízes que possam destruir ou entupir as tubulações é uma tarefa que deve ser realizada.

Limpar a cada 6 meses os aeradores (bicos removíveis) das torneiras e substituir anualmente os vedantes (courinhos) das torneiras, misturadores e registros de pressão para garantir a vedação e evitar vazamentos.

Limpar e verificar a regulagem dos mecanismos de descarga periodicamente também se faz necessário para evitar surpresas e desperdício de água.

Com estas ações preventivas o custo de manutenção de seu condomínio poderá ser reduzido significamente. Conta para nós como são feitas as manutenções do seu condomínio, existe uma rotina?

Conheça nossos serviços

Com mais de 15 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.