Reformas e Manutenções em Condomínios

Neste artigo, vamos abordar a importância e as responsabilidades em relação às reformas e manutenções em condomínios.

O síndico, como responsável legal pelo condomínio, deve ficar muito atento as reformas e manutenções como um todo, porém é extremamente importante que os moradores sejam conscientizados quanto a responsabilidade pelas reformas em suas unidades.

Imagem: Pixabay

Todas as reformas a serem realizada nas unidades autônomas, devem ser comunicadas e comprovadas documentalmente ao síndico antes do início delas, com todos os detalhes dos serviços a serem executados.

Para evitar riscos, os condôminos devem contratar um profissional responsável e devidamente habilitado e que ateste a responsabilidade quando da realização das obras em suas unidades.

Para garantir a segurança do imóvel como um todo, e de seus moradores e funcionários, o síndico deve acompanhar todas as obras, se certificando que a execução dela esteja de acordo com o escopo previamente documentado, evitar e impedir que outras obras sejam realizadas sem as devidas documentações e aprovação prévia.

A troca de revestimentos paredes ou pisos, vedações das paredes internas das unidades, retiradas de paredes estruturais, aumento de cargas aos subsistemas de elétrica, hidráulica, gás, são alguns exemplos de reformas que afetam a estrutura, instalações e vedações

Uma simples instalação de ar condicionado em um projeto onde não foi previsto sua instalação pode colocar em risco a edificação, sobrecarregando a demanda elétrica, podendo causar curto circuito e provocar um incêndio.

A colocação de produtos decorativos ou equipamentos além da carga ou peso acima do projeto específico e ou alteração das cargas máxima, nas áreas privativas, também devem ser monitoradas pelo síndico, garantindo a segurança do empreendimento no curto e longo prazo.

Para garantir a tranquilidade e segurança do condomínio e de seus condôminos, o síndico deve inspecionar as obras e ou reformas já concluídas.

Cabe ao condômino e ao síndico seguir e cumprir com as normas da ABNT aplicáveis, o manual de Operação e Uso da Manutenção do Condomínio. Além disso, o síndico deve realizar inspeções nas reformas e ou obras, implementar e realizar um programa de manutenção preventiva no condomínio.

Conheça nossos serviços

Com mais de 15 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.