O playground é o espaço mais utilizado dentro de um condomínio e o preferido pelas crianças. Com isso, a atenção sobre esse espaço deve ser redobrada e mantê-lo sempre limpo e conservado é uma obrigação do síndico.

A escolha dos brinquedos também é fundamental para a segurança das crianças. Quando for equipar o playground, verifique se as empresas fabricantes dos brinquedos possuem certificados que atendam as normas da ABNT.

Estabeleça regras de utilização, caso não exista nenhuma no regulamento interno ou na convenção do condomínio. As regras devem ser aprovadas em assembleia e precisam estar afixadas no playground, em local visível.

Identificar os brinquedos por idade e peso limite para utilização, além de garantir a segurança das crianças evita que os brinquedos sejam danificados. Procure estabelecer também um horário de utilização, com isso é possível fazer as inspeções de manutenção e limpeza do local.

Imagem: Pixabay

A limpeza é fundamental, porém a manutenção e a conservação dos brinquedos devem estar na lista de rotina diária da equipe de manutenção, do zelador e do síndico.

Inspecionar os brinquedos é muito importante para evitar problemas e garantir a segurança dos pequenos. A manutenção deve ser preventiva, verificando se há ferrugem, parafusos soltos, partes com tintas soltas e se os brinquedos estão chumbados corretamente ao chão.

Para diminuir o risco de acidente em caso de possíveis quedas, a melhor alternativa é utilizar pisos de borrachas que proporcionam mais segurança.

A conscientização dos moradores e das crianças para cuidarem dos equipamentos do playground aumenta a vida útil de cada brinquedo e gera uma economia para o condomínio.

Na hipótese de defeito ou anomalia em qualquer brinquedo, os moradores devem comunicar imediatamente o zelador ou o síndico, que deverá interditar o equipamento e providenciar a devida manutenção.

Sobre a Inovathi Gestão de Condomínios

Com mais de 15 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais ou deixe um comentário.