Para quem gosta de fazer festa, comemorar e se descontrair com os amigos é bom lembrar que fazer festa em condomínios é bem diferente de fazer festa em casa.

A convivência pode ser tranquila e harmoniosa se todos os condôminos fizerem a sua parte, respeitando seu espaço e o do vizinho. Para que tudo funcione bem e sem problemas, cabe aos condôminos assumirem as responsabilidades e cumprirem com os regulamentos internos e manterem a ordem.

Os síndicos têm a seu favor os Regulamentos Internos e a Convenção e identificar se o caso é realmente abusivo e merece intervenção é o primeiro passo. (Imagem: Pixabay)

Receber amigos, conversar e se divertir é saudável e devemos preservar, porém não podemos deixar de lembrar que nossa diversão não pode se transformar em incomodo aos demais. Todos devemos respeitar a Lei do Silencio entre as 22h e 6h, porém a legislação brasileira garante o sossego a todos os cidadãos, por isso há limites para a emissão sonora durante o dia. Lidar com barulhos de festas é um desafio a mais para os síndicos.

O que fazer e como agir diante dessa situação?

Os síndicos têm a seu favor os Regulamentos Internos e a Convenção e identificar se o caso é realmente abusivo e merece intervenção é o primeiro passo. Também é recomendável registrar a ocorrência e advertir o infrator e em caso de reincidência, o síndico deverá enviar advertência por correspondência formal, carta protocolada e se o morador barulhento insistir com a infração, deve-se aplicar a multa de acordo com o que está previsto na Convenção e no Regulamento Interno.

É comum chamar a polícia, porém ela só pode adentrar nas dependências do condomínio após ser convidada pelo síndico ou zelador. No caso de denúncia, o autor deve estar presente no momento em que a polícia chegar. Os oficiais de polícia não têm o direito de invadir e terminar com a festa, essa ação só serve para intimidar o infrator. Em casos mais extremos como quebra quebra é recomendável que o condomínio registre um boletim de ocorrência contra o condômino infrator.

Se você gosta de festas, evite o som alto, conversas empolgadas nas áreas externas ou próximas de janelas, para não incomodar os seus vizinhos. Todos nós gostamos de descansar e nos divertir, mas também não queremos ser incomodados pelo barulho de nossos vizinhos.

Sobre a Inovathi Gestão de Condomínios

Com mais de 15 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.