Zelador: braço direito do síndico

Podemos dizer que o zelador é o braço direito e os olhos do síndico dentro de um condomínio. Como o nome já diz, o zelador zela pelo patrimônio ou seja, acompanha atentamente as atividades do condomínio. Ele passa a ser um líder dos demais colaboradores do condomínio, acompanhando e verificando as funções de cada um. Mas cuidado: para que isso funcione corretamente, conhecimentos e habilidades são indispensáveis.

O zelador é o braço direito e os olhos do síndico dentro de um condomínio. (Imagem: reprodução)

O zelador tem que ter noções de gerenciamento de pessoas, saber ou ter um cheklist dos afazeres diários, ter conhecimento também dos afazeres semanais, mensais e os esporádicos, além de seguir e cumprir com suas principais funções:

  • Repassar as ordens recebidas de seus superiores e fiscalizar o cumprimento das mesmas;
  • Fiscalizar diariamente as áreas comuns e verificar as instalações hidráulicas e elétricas do condomínio;
  • Zelar pela tranquilidade e sossego do condomínio;
  • Observar a disciplina no condomínio de acordo com o Regimento Interno e Convenção.

O zelador deve passar sempre para o síndico os problemas ocorridos durante sua ausência, lembrando que o zelador não é subsíndico ou vice-síndico. Um detalhe importantíssimo: se o zelador for terceirizado, as ordens sempre devem ser passadas para a terceirizada para que a mesma repasse ao zelador para evitar vínculo empregatício. Outro ponto: morador nenhum pode demandar tempo do zelador ou ordenar que o mesmo faça algum serviço sem a autorização do sindico.

Com postura e comprometimento com o trabalho, o zelador deve ser exemplo para os demais colaboradores, apresentando-se sempre barbeado, limpo e asseado. Ter iniciativa na prevenção dos problemas, noções básicas de segurança contra ladrões, incêndios, dengue; noções básicas de funcionamento dos equipamentos para poder acompanhar e verificar os prestadores de serviços; organização e planejamento das suas funções e ter um bom relacionamento para atendimento aos condôminos.

A fim de evitar problemas, o zelador deve trabalhar sempre na manutenção preventiva dos equipamentos, verificando se a limpeza está a contento dos moradores e zelando pelo bem-estar e segurança dos condôminos. O zelador é uma peça de grande importância dentro de um condomínio e merece todo nosso respeito.