Muitos não dão a devida importância as chamadas portas corta-fogo, mas vale lembrar que é um equipamento muito útil em caso de incêndio. Por lei, esse equipamento deve ser capaz de isolar a fumaça por no mínimo 90 minutos.

As portas corta-fogo mantêm a fumaça e o fogo longe da rota de fuga dos moradores. Manter a manutenção em dia é uma obrigação do síndico, para garantir a segurança dos condôminos. As portas corta-fogo devem permanecer sempre fechadas, com auxílio de dispositivo de fechamento automático, barra para abertura e fechamento ou maçaneta, e para fechar e abrir com facilidade, deve apresentar molas nas dobradiças.

Imagem: Wikimedia Commons

São essas molas que mais precisam de manutenção, o ideal é que se contrate uma empresa especializada para visitas em média a cada três meses no condomínio para checar esse equipamento.

Uma vez aberta a porta, para fechá-la basta soltá-las, não sendo recomendado empurrá-las para o seu fechamento. Aconselhamos a não utilização de calços ou outros obstáculos que impeçam o livre fechamento da porta, correndo o risco de danificar a mesma.

Os síndicos devem ficar atentos e alertar aos condôminos que é vedada a utilização de pregos, parafusos e abertura de orifícios na folha da porta, o que pode alterar suas características gerais, comprometendo seu desempenho ao fogo e colocando em risco a segurança dos demais condôminos.

Fazer a manutenção preventiva das portas corta-fogo como aplicar óleo lubrificante nas dobradiças e maçanetas a cada três meses para garantir o seu perfeito funcionamento.

Anualmente fazer as regulagens das portas com empresa especializada e realizar mensalmente inspeções visuais do fechamento delas. Assim, o síndico garante a segurança dos condôminos.

O sindico deve orientar os condôminos em relação ao uso das portas corta-fogo, não sendo permitido que o morador tranque a porta corta-fogo mesmo que a sua unidade seja a única no andar, pois se isso acontecer e ocorrer um incêndio os demais moradores podem ficar barrados sem ter para onde ir, isso vale também para os moradores de coberturas, pois dependendo da altura da edificação, pode haver uma rota de fuga para a cobertura. Por isso é de extrema importância que a passagem se mantenha livre.

Conheça nossos serviços

Com mais de 15 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.