São Paulo é a região que mais recebe raios no Brasil, mesmo assim os topos dos prédios nem sempre recebem a atenção necessária por parte dos síndicos. O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) ou mais conhecido como para-raios é de grande importância para o prédio e a segurança dos condôminos.

Imagem: Ezra Comeau/Pexels

Sem esse equipamento, o condomínio fica totalmente sem proteção contra os raios. Pode ocorrer falha no SPDA por falta de manutenção no equipamento, colocando em risco os condôminos que estiverem circulando pelas dependências do condomínio no exato momento da queda do raio.

Alertamos os síndicos que, a falta de manutenção ou inexistência desse equipamento, pode trazer prejuízos ao condomínio, ocasionar acidentes e até risco de morte para quem mora em condomínio. E nesse caso, o síndico pode ser responsabilizado por negligência, além do seguro do condomínio ser totalmente invalidado.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva desse equipamento deve ser feita, de preferência, semestralmente, sendo vistoriado por profissionais especializados em medição ôhmica (resistência de aterramento). Essa medição verifica as condições gerais do sistema, onde o técnico avalia se a descarga está ocorrendo corretamente.

Outros pontos importantes na vistoria são avaliar as condições das hastes, para verificar se estão esticadas ou não, checar se os isoladores estão bem fixados à estrutura e se o mastro do para-raios possuiu uma luz que chamamos de luz piloto, cuja finalidade é identificar a altura do prédio. Essa luz pode queimar, por isso é importante a manutenção preventiva. Além disso, deve-se verificar o aterramento das caixas d’água, pois elas podem atrair raios e por fim fazer uma limpeza nos cabeamentos e nos captores.

O custo dessa vistoria deve constar do planejamento orçamentário do condomínio. Lembrando que essa vistoria incluiu o atestado técnico assinado por um engenheiro especializado. Mas atenção: esse atestado deve ser conclusivo, ou melhor, se no documento entregue conter informação de que há necessidade de obras, este passa a ser um relatório técnico e não um atestado de conformidade.

Gostou desse artigo, conta para a gente como está a manutenção dos para-raios aí no seu condomínio.

Conheça nossos serviços

Com mais de 15 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.