Seja para uma casa ou condomínio, uma mudança requer muito planejamento. Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, manter uma organização prévia não é apenas obrigação do morador que está chegando ou saindo do local.

Quando o assunto é mudanças em condomínio o primeiro passo é sanar qualquer dúvida e ler com atenção o regulamento interno do lugar. Se atente a alguns tópicos importantes, como horários e dias permitidos para mudança, responsabilidade a danos em áreas comuns e a necessidade de acompanhamento da mudança pelo responsável do imóvel.

Não pense que os itens no qual você deverá se atentar param por aí. Nas próximas linhas você poderá conferir como se organizar e fazer as mudanças em condomínio de maneira muito mais leve. Vamos lá?

Foto: Karolina Grabowska/Pexels

 

O que você deve saber?

Além dos pontos que citamos anteriormente é necessário saber de alguns outros itens, tais como:

  • Não jogar caixas no lixo;
  • Se certificar do descarte correto dos itens que sobrou na mudança;
  • Não arrastar os móveis após o horário permitido.

Em grande parte das vezes todas as informações estarão presentes no regulamento interno. Portanto, se você não receber de maneira antecipada é importante procurar pelo síndico para ter em mãos este documento assim que chegar no condomínio.

O condomínio também deve se organizar

Assim como o novo condômino deve estar ciente de todas as regras e se preparar para segui-las, o condomínio também deve dar atenção ao novo morador. Portanto, o síndico e demais responsáveis devem:

  • Revestido de acolchoado o elevador de serviço;
  • Manter um funcionário na garagem para manter a organização e a segurança do condomínio;
  • Escalar um funcionário para acompanhar o processo de mudança;
  • Avisar o funcionário da limpeza para se atentar a organização das áreas de uso comum;
  • Fazer registro de todas as informações sobre a mudança, como nome dos envolvidos, horário, responsável, etc.

A dica para não ter problemas com as mudanças em condomínio é sempre se preparar com antecedência e manter todos os funcionários bem avisados sobre o que cada um irá fazer na ocasião.

O que fazer com móveis grandes nas mudanças em condomínio?

Mas o que fazer se entre os itens da mudança houver um móvel grande, como um piano, por exemplo?

Nesse caso, uma empresa para içar deve ser contratada para que os objetos sejam passados pela fachada da edificação. Se este for o caso, é interessante contratar uma empresa de mudanças que já ofereça esse tipo de serviço.

A dica para não ter contratempos é verificar, com antecedência, se existe alguma empresa já acostumada a fazer o serviço de mudança no prédio. Antes de fazer a contratação da empresa, é importante se certificar que a mesma conta com um seguro de içamento. Assim, caso ocorra algum dano à fachada, ou às janelas de um vizinho, a empresa ficará responsável por ressarcir o prejuízo.

É importante lembrar que ao utilizar esse tipo de serviço, mesmo que apenas um móvel seja içado, o transporte deverá ser agendado antecipadamente. Com isso, caso seja necessário realizar o isolamento de alguma área comum do condomínio, o processo poderá ser feito com antecedência e segurança.

O cadastro deve estar atualizado nas mudanças em condomínio

Quando mudanças em condomínio acontecem o morador deve ter o seu cadastro atualizado. O fato é de suma importância pois a administradora e síndico local poderão localizar o morador em um momento de emergência. No momento do cadastro é importante ter em mãos alguns documentos. Os mais pedidos, são:

  • Cópia do contrato de compra e venda ou aluguel;
  • Nomes de todos os residentes junto ao número do RG;
  • Número de telefone da residência e celular e e-mail do proprietário;
  • Contatos para possíveis emergências (o mesmo precisa residir na mesma cidade);
  • Caso haja empregados, dias e horários em que eles irão trabalhar;
  • Modelo e número da placa do automóvel.

Enfim, seguindo essas dicas será muito mais simples passar pelo processo de mudanças em condomínio tanto para os funcionários locais quanto para o novo condômino que está chegando. Surgiu alguma dúvida? Pergunte e nunca dê um passo sem ter certeza.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com aquele amigo que está prestes a se mudar!

Conheça nossos serviços

Com mais de 15 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.