Um imóvel é planejado e construído para atender as necessidades de seus usuários por muitos anos. Porém, para que isso aconteça, é necessário que se leve em conta a manutenção do mesmo. Os síndicos e zeladores do condomínio são os responsáveis para que isso aconteça.

No entanto, essa manutenção não deve ser realizada de modo improvisado e casual, ela deve ser entendida como um serviço técnico e realizado por empresas especializadas e profissionais treinados. Para que a manutenção preventiva obtenha os resultados esperados de conservação e de até criar condições de prolongamento da vida útil do imóvel, é necessário que, após o recebimento do empreendimento, se faça a implantação de um programa de manutenção preventiva, onde as atividades e recursos são planejados e executados de acordo com cada empreendimento.

Imagem: Pixabay

Ao fazer um planejamento, montar um calendário para as manutenções e se seguir corretamente passo a passo, o condomínio além de economizar, pode antecipar algumas demandas. Sabemos que sempre vão surgir imprevistos e as demandas podem ser maior que o esperado, mas se tivermos um bom planejamento e um programa de manutenção e esse for executado corretamente, o condomínio só vai obter benefícios.

Algumas dicas podem ajudar para elaborar seu programa, como por exemplo, na lavagem de caixa d’água: a limpeza deve ser feita duas vezes por ano. Já para o jardim, aconselhamos duas vezes ao ano. A inspeção predial precisa ser feita uma vez por ano, onde deve-se avaliar itens importantes da edificação do empreendimento.

Já para a dedetização e desratização, o ideal é que se faça duas vezes ao ano. Para as pequenas obras de reparos no condomínio, devem ser realizada mês a mês de acordo com o surgimento, como por exemplo restauração de fissuras, infiltrações ou impermeabilizações.

Na manutenção da piscina, observar se os azulejos  estão soltos, verificar o estado do deck (se tiver),  checar a existência de vazamentos e acompanhar as condições do filtro, lembrando que a melhor época para essa manutenção é o mês de agosto, pois já passou as férias de julho e o condomínio pode preparar a piscina para o verão. Pintura e tratamento das áreas de madeira  devem ser uma vez por ano e ou sempre que necessário.

Com essas dicas, você mantém as manutenções do seu condomínio sempre em dia e evita surpresas no orçamento.

Conheça nossos serviços

Com mais de 15 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.