Hoje em dia é preciso tomar muito cuidado em como agir ou se dirigir a uma pessoa ou funcionário. Sabemos que o dia a dia de um condomínio gera stress, mas é preciso muita calma nessa hora.

O número de ações trabalhistas por dano moral e até mesmo por assédio moral vem crescendo a cada dia. O síndico, por ser o elo de ligação entre os funcionários do condomínio e os condôminos, deve estar atento a todos os acontecimentos para que o condomínio não sofra nenhuma ação desse tipo.

Imagem: Pixabay

Um xingamento pode levar a um dano moral, um nome impróprio ou apelido depreciativo, se for recorrente, pode ser caracterizado como um assédio moral. Algumas situações já foram caracterizadas como assédio moral, tais como: boicotar o profissional de informações relevantes ao seu trabalho, não fornecer material necessário para o bom desempenho do mesmo, criar situações para que o funcionário não consiga cumprir com seu horário de almoço ou saída, utilizar apelidos pejorativos, delegar funções não compatíveis com a função em que o empregado foi contratado, com a intenção de humilhar o mesmo, isolar o profissional da equipe e afirmar constantemente em voz alta que o trabalho realizado pelo funcionário não tem valor nenhum.

É comum que se  pratiquem algumas dessas situações na intenção de que o funcionário peça sua demissão, porém as consequências podem ser muito mais danosas do que se pagar o que o funcionário tem de direito e demiti-lo.

Se essa atitude for unicamente do síndico, este responderá civilmente pelos seus atos, porém se for comprovado que este ato foi praticado pelo condomínio, o ônus será de todos os moradores. Para que isso não aconteça em seu condomínio, recomendamos que se tenha um canal aberto com os empregados para que eles saibam que podem procurar, se abrir e confiar no síndico caso sintam-se humilhados, coagidos ou discriminados por seus colegas ou por moradores. O diálogo e ações educativas, destacando a importância do relacionamento e o bom convívio em todos os níveis é um investimento que vale a pena.

Prevenir o assédio moral é a melhor ferramenta para que o condomínio não venha a pagar indenizações ou que tenha sua imagem denegrida.

Sobre a Inovathi Gestão de Condomínios

A Inovathi Gestão de Condomínios atua há mais de 15anos oferecendo serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também na gestão operacional de condomínios de diversos portes na região do Grande ABC. Confira os nossos serviços e entre em contato conosco.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *