Hoje em dia muitas pessoas estão indo morar em condomínio buscando segurança, qualidade de vida, tranquilidade e mais liberdade para os filhos, mas todo cuidado e atenção é pouco.

Um dos assuntos que vem preocupando e tirando o sossego de muitos síndicos e pais é o uso de drogas no condomínio, nas áreas comuns. Talvez, esse seja o maior desafio para um síndico hoje em dia. Vem a pergunta: o que fazer, como abordar um condômino em uma situação dessa?

Fonte: Pixabay

O assunto é delicado, principalmente quando envolve menores de idade. Enfim, o síndico deve estar muito bem preparado para essa situação, cabe a ele realizar uma análise da situação e observar se é a pessoa mais adequada para abordar o assunto, manter a calma e saber lidar com a raiva do outro é fundamental nessa situação.

A abordagem deve ser clara e objetiva, sempre amparada nas normas da convenção e com o objetivo de uma solução. Lembrando aos condôminos que seus direitos vão até onde começa o direito do outro e que as normas e regras devem ser cumpridas. Além disso, procurar se solidarizar com o problema que a família está enfrentando, colocando-se à disposição, sugerindo um acompanhamento profissional é fundamental para o bom convívio.

Como já diziam os antigos, o melhor remédio é a prevenção. Para isso, a primeira atitude preventiva para um condomínio é estabelecer em sua Convenção as penalidades e normas a serem seguidas dentro de seu espaço, principalmente no que diz respeito às drogas, promover palestras com profissionais especializados para os condôminos, pais e filhos e também para os funcionários do condomínio.

Preparar e treinar os funcionários da segurança, transmitindo a eles noções básicas e os malefícios ocasionados pela dependência química, veicular informações sobre o assunto através de impressos afixados nas áreas comuns, elevadores e quadros de aviso.

É um trabalho de formiguinha, porém esse trabalho de conscientização de valores ajuda a minimizar o problema. Quando o condomínio e ou sindico ainda não estão preparados para lidar com essa situação a melhor solução é procurar por profissionais devidamente capacitados e treinados para lidar com o assunto. Drogas é um assunto muito sério e delicado.

Conheça nossos serviços

Com mais de 15 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.