Na atual situação econômica que o país está enfrentando, muitos condomínios estão gritando por socorro. São contas para pagar, funcionários, terceirizadas e manutenções que vem tirando o sono de muitos condôminos e síndicos. Mas ser síndico não é para qualquer um. O síndico é a pessoa responsável por toda a propriedade e responde civil e criminalmente em caso de incidentes.

Por ser uma tarefa exigente e de tamanha responsabilidade, torna-se difícil encontrar um morador apto a exercer esta função. A contratação de um sindico  profissional  pode ser a saída para esses condomínios, um profissional que se dedique exclusivamente à profissão.

O síndico é a pessoa responsável por toda a propriedade e responde civil e criminalmente em caso de incidentes. (Imagem: reprodução)

O síndico profissional traz “n” vantagens como: conhecimento dos direitos e deveres do condomínio, domínio das leis, controle de finanças e custos, contratos com empresas terceirizadas, responsabilidade civil e criminal em caso de fraude, danos e roubos e imparcialidade na mediação de conflitos entre os moradores. Mas é preciso muita calma também na contratação de um síndico profissional. Vamos citar alguns itens que são extremamente importantes avaliar antes da contratação.

Faça uma pesquisa para saber se este profissional não tem nenhuma pendência jurídica. Se possível, consulte e converse com alguns moradores que este profissional tenha prestado serviço, ou seja, analise o histórico e a satisfação de outros clientes. O ideal é que esse profissional tenha graduação em Administração de Empresas, Recursos Humanos, Contabilidade ou Direto.

Além da formação acadêmica, algumas características são fundamentais: domínios de liderança e organização; ser imparcial em suas decisões; ter muita paciência com os moradores; facilidade de comunicação e ser um bom negociador. Afinal de contas, em tempos de crise o que os condomínios precisam é de síndicos que saibam negociar com seus fornecedores garantindo uma redução de custos mas mantendo a qualidade dos serviços prestados . O que se espera de um síndico profissional é um trabalho bem feito com resultados positivos e consequentemente a valorização do nosso patrimônio.

A Inovathi Gestão de Condomínios atua há mais de 14 anos na área de síndico profissional, além de oferecer outros serviços de gestão operacional para todos os tipos de condomínios. Entre em contato conosco e saiba mais.