Cidade limpa: como os condomínios podem contribuir

Cidade limpa: saem as pichações e entram em cena as ilustrações divertidas. Esta foi a solução criativa que um condomínio de São Bernardo do Campo (SP), encontrou para evitar as pichações num muro com mais de 100 metros de comprimento. O muro ficou estilizado, único e protegido contra atos de pichadores.

Outra alternativa é cobrir todo o muro com trepadeiras. Não é uma das ações mais econômicas, lembrando que toda jardinagem necessita de cuidados como podas e produtos para conter pragas.

Condomínio de São Bernardo do Campo encontrou solução criativa para evitar as pichações num muro com mais de 100 metros de comprimento. (Imagem: divulgação)

Uma terceira sugestão seria o uso de verniz que impede a fixação de tinta nas paredes externas do condomínio. É uma boa opção, porque o produto pode ser removido com solvente sem danificar a pintura anterior. Mas se o condomínio está com o caixa “apertado”, há outros métodos mais econômicos e que cabem no orçamento, como a instalação de câmeras de seguranças. Como a maioria dos condomínios já dispõe destes serviços, instalar mais algumas seria uma alternativa para intimidar os pichadores.

Alguns empreendimentos apelam para o espírito de solidariedade dos pichadores, fixando placas com mensagens onde ressaltam que a permanência da limpeza dos muros é revertida em doações para entidades. Lembre-se: pichação é crime.

Caso o condomínio opte por estilizar o muro com grafite, é importante ressaltar que não há  custo de mão de obra do grafiteiro, pois normalmente é um trabalho voluntário. Apresentando a arte desses profissionais, o condomínio tem apenas a despesa com o material.

O grande desafio de todos nós brasileiros é o de conscientizar o ser humano sobre o valor da educação. Esta poluição visual não prejudica somente quem não gosta, mas desvaloriza a cidade, o condomínio, deprecia um patrimônio que é nosso.

Esse é mais um desafio dos síndicos, vencer as pichações, valorizar o patrimônio e contribuir para manter a cidade limpa. Se você gostou desse artigo, deixe os seus comentários abaixo e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

Sobre a Inovathi Gestão de Condomínios

A Inovathi Gestão de Condomínios atua há mais de 14 anos oferecendo serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também na gestão operacional de condomínios de diversos portes na região do Grande ABC. Confira os nossos serviços e entre em contato conosco.