Nos dois artigos anteriores, publicados neste blog, abordamos sobre os cuidados da contratação de uma empresa de manutenção e sobre a conservação da casa de máquinas e cabines. Hoje vamos falar sobre a modernização e a economia de energia que ela pode gerar ao condomínio.

Muitos condomínios são resistentes à modernização devido ao seu custo. (Imagem: Reprodução)

Há muitos elevadores no Brasil com mais de 20 anos de uso. Apesar do elevador ser um dos meios de locomoção mais seguros do mundo, é preciso que disponha de manutenção periódica e com o tempo, devido aos desgastes de peças, é necessária uma modernização. Muitos condomínios são resistentes à modernização devido ao seu custo. Mas se os cálculos forem colocados na ponta do lápis, os gastos iniciais se reverterão em benefícios a curto prazo, como a redução na conta da energia elétrica e as despesas com peças.

Primeiramente, a empresa contratada para realizar estes serviços irá avaliar as condições técnicas do equipamento e verificar o que precisa ser trocado, para que o equipamento tenha um melhor desempenho e segurança. Não há como determinar um tempo deste serviço, porque vai depender do estado de conservação do equipamento. A modernização pode ser realizada de uma só vez ou por etapas. Em todas as modernizações, é aconselhável, por medidas de segurança, a substituição da sinalização (botões de chamada e indicadores de posição); do controle que deixará de ser eletromecânico para ser microprocessado e, por último, a modernização (embelezamento) das cabinas – piso, subteto e máquinas de tração.

Além da modernização, existem outras ações que o síndico pode adotar para economizar o consumo de energia em elevadores como: utilizar sensores de presença com lâmpadas de LED e instalação de sistemas que registrem as chamadas apenas para o elevador que estiver mais próximo do andar solicitado. Com um equipamento mais moderno, as viagens serão mais rápidas e seguras, agilizando a vida de todos. Até a próxima semana.

Gostou desse artigo? Deixe os seus comentários ou compartilhe com seus amigos.

Conheça a Inovathi Gestão de Condomínios

Com mais de 14 anos de experiência, a Inovathi Gestão de Condomínios oferece os serviços de síndico profissional em São Bernardo do Campo e também a gestão operacional de condomínios de todos os tamanhos na região do Grande ABC. Entre em contato e conheça os serviços.